Imagem capa - INSPIRAÇÃO: 12 DICAS PARA ESCOLHER O BUQUÊ IDEAL por ANDERSON CARLOS CREPALDI
Idéias

INSPIRAÇÃO: 12 DICAS PARA ESCOLHER O BUQUÊ IDEAL

Já pensou em como será seu buquê?

Baseado nisso, hoje separamos algumas dicas essenciais para você escolher um buquê encantador, e claro, inspirações de nossas noivinhas para você morrer de amores.

Atualmente, com tanta variedade de buquês de noiva, o principal conceito nos casamentos é a personalização, ou seja, deixar cada detalhe com a cara dos noivos.

Com o passar do tempo, os buquês ganharam outros formatos, foram adicionadas folhagens (que não precisam ser necessariamente verdes!) e muitas texturas. São infinitas variedades que a noiva pode escolher para compor seu look (sim! Ele também faz parte de toda a harmonia) e segundo a decoradora Kátia Gamarano, o buquê é a essência da noiva e sua total personalidade.

Mas para isso, existem alguns cuidados extras que devemos tomar e por isso, convidamos a querida Katia Gamarano (que é perita no assunto!) para sanar algumas dúvidas das noivas, com dicas valiosas e deixá-las ainda mais confiantes para escolher seu buquê.


01- Quais as flores mais usadas para buquê de noivas?
Se formos considerar o tradicional, penso que seriam: rosas, lisianthus, gipsofila (famoso ‘mosquitinho’), tulipas e copo de leite.



02- O clima influência na escolha do buquê?

Sim e não. É possível seguir com as flores escolhidas, mas dependendo do clima serão necessários alguns cuidados extras (principalmente em climas mais quentes) para que o mesmo se mantenha lindo e impecável. Cabe ao profissional esclarecer os possíveis imprevistos a sua noiva e pensar (SEMPRE) num plano B.



03- E a estação do ano?

Hoje é possível encontrar algumas flores sazonais praticamente o ano todo! Claro, ainda não é possível encontrarmos ou usarmos tulipas em dezembro ( a não ser que a noiva não se incomode com elas todinhas ‘arreganhadas’...rs), mas o mercado de flores está crescendo cada vez mais e hoje, encontramos uma vasta variedade de flores e folhagens o ano todo – e uma mais linda do que a outra.



04- Cada flor possui um significado diferente? Cite alguns exemplos.

Não só a flor em si como sua cor, também. Algumas noivas levam isso em consideração... Gerbera, flores do campo e margaridas, por exemplo, simbolizam alegria, felicidade e boas energias. As orquídeas exaltam a beleza feminina e riqueza. Gipsofila e copo de leite representam a pureza e a delicadeza. Para a sorte, girassol e para o amor, a mais famosa de todas: a rosa.



05- Ouvi falar que o buquê não precisa combinar com a festa, isso procede?
Para as MINHAS noivas, sim!!!
Sempre que entramos nesse assunto, gosto de esclarecer que o buque não tem que combinar nem com a festa, nem com o vestido, nem com a cor do vestido das madrinhas, nem com o humor da sogra, etc... o buquê é a essência da noiva, é sua total personalidade. Ele precisa combinar com ela. Somente.



06- Qual é a cor mais procurada pelas noivas?

Se eu for responder baseado nas minhas noivas, então eu diria: todas!! Mas algumas cores são sempre pontuais como o marsala, lilás, amarelo e rosa.


07- Como manter o buquê lindo e intacto até o final da festa?

Deixando longe das amigas solteiras?!?! Hehehehe
Brincadeiras à parte, acho que deixar num local fresco e num vaso com 2 dedos de água, seria a melhor dica! Ainda assim, não descarto mantê-lo longe dos olhos alheios para que não fique aquele “pega e toca”, sabe?



08- Um buquê pode ser feito além de flores?

Claro que sim!! Um casamento e tudo que faz parte dele pode e deve ser feito com o gosto e perfil dos noivos. Por exemplo: uma noiva que não curte flores e muito menos seu cheiro, pode entrar com um buquê de folhagens apenas - e não pense que nos limitamos a cor verde. Sou suspeita, mas é possível encontrar folhagens tão lindas quanto as flores - ou uma noiva que não quer entrar com o formato tradicional do buque, tem a opção de entrar com um ‘hoop bouquet’ (queridinho das noivas modernas): um arco com folhagens que pode ser carregado como se fosse uma bolsa. Para as apaixonadas por suculentas, um buque todinho só com elas e para finalizar, as que curtem uma pegada mais wabi sabi, um buque com galhos, trigos secos e algodão...



09- É preciso ter uma identidade visual para fazer um Buquê?
Não. O que eu preciso para a criação de um buquê são referências (que são trocadas ao longo do projeto) e saber se há o desejo por alguma flor ou folhagem específica. Eu, por exemplo, não prometo flores – principalmente no projeto de decoração. Imaginar o desapontamento e destruir a expectativa dos meus clientes, me dá calafrios. Mas quando o assunto é buquê, converso muito com cada noiva, tento entender o motivo da escolha daquelas flores, das cores e vou dizendo se é possível ou não...



10- Quais flores posso usar para fazer um buquê cascata?

Eu nunca fiz um buque cascata...rs... Mas flores com caimento, como tulipas, callas, copo de leite, ficam lindas nesse formato!! Porém, o buquê cascata pode ser feito com a maioria das flores, pois é a forma como você prende que dá esse efeito.





11- E para a cor do momento, a Living Coral, qual flores posso usar?

Qualquer uma que encontrar para a data do evento. Prefira sempre as flores com cores naturais e evita as tingidas (SIM, é possível ter flores na cor que desejar. Existe um spray específico para tingir flores).
Ah! Dálias, Rosas, Ranúnculos e Orquídeas são MA-RA-VI-LHO-SAS nessas cores.




12- Como ter um buquê bem colorido, sem ser extravagante?
Foque em um ÚNICO tipo de flor para se destacar no buquê e abuse de flores menores e folhagens mais neutras para pontuar. Por exemplo: a Protea King é uma das atuais queridinhas das noivas e ela, por si só, é extravagante, mas tem uma tonalidade suave, que casa bem com qualquer cor; mas por ser muito grande, não agrada as noivas mais tradicionais.
Extravagância é gosto e cada um tem o seu! Como expliquei, o buquê é a alma da noiva. Extravagante, romântica, alegre, tímida, divertida, sensual... não importa!! O importante mesmo é que ela esteja realizada e feliz com seu grande dia.

E então, descobriu qual o buquê mais combina com você?