08/08/2017 às 16:07 Planejamento

Quem convidar para o meu casamento?

1820
4min de leitura

Quem convidar para o meu casamento?

A grande preocupação de fazer a lista de casamentos é quem devemos convidar. Essa é uma das perguntas mais difíceis (se não, a mais difícil!) No momento em que decidimos colocar o pé no altar. É claro que, o desejo é de compartilhar esse momento com todos, mas nem sempre é possível e o bolso não permite. Por isso vamos deixar essa difícil tarefa um pouco mais fácil.

Com quanto tempo de antecedência devo fazer a lista de convidados?

O quanto antes! A lista deve ser feita em primeiro lugar, ou seja, no inicio do planejamento. Com ela serão feitas as escolhas cruciais para um casamento bem-sucedido, já que o número de pessoas interfere diretamente em vários itens – a começar pelo orçamento, espaço, buffet e afins – o cuidado com a lista deve ser redobrado, independentemente do casamento ser grandioso ou intimista.

Quais os principais critérios para definir a lista de convidados?

Limite um número máximo de pessoas a serem convidadas e crie um organograma agrupando por área:

- Família da noiva,

- Amigos da noiva,

- Família do noivo e

- Amigos do noivo

Dessa forma você encontras as pessoas facilmente e consegue identifica-las com grau de importância e relevância com as seguintes perguntas:

- Qual foi a última vez que o vi?

- Qual o nível de importância tem em minha vida?

- Essa pessoa me chamou para o casamento dela?

- Nos falamos por telefone ou trocamos mensagens regularmente?

Mais família   X   Mais amigos?

É natural ter muitos amigos e querer chamá-los, então, comece a lista pelas pessoas mais próximas. Em nossas reuniões este assunto é muito abordado por noivas aflitas em procura de respostas e, enfatizamos  o quão importante será ter a presença das pessoas que participam efetivamente da vida do casal, afinal, a celebração e felicidade de quem participa é o que tornará o casamento especial. Parentes distantes e que não tem uma convivência direta, podem ser apenas comunicados sobre o acontecimento. Acredite, o abraço verdadeiro de um amigo querido trará muito mais emoção do que um parente distante que será chamado apenas por protocolo.

Os pais também querem convidar alguém?

Os noivos têm uma lista, os pais têm outra: TOTALMENTE DIFERENTE! Como convencer os pais que aquele vizinho que nos viu apenas uma vez há 20 anos atrás e nunca mais apareceu, não vai participar do casamento?

Só conversem com os pais e outros parentes quando essa questão estiver bem resolvida entre os noivos, quando isso acontecer, sentem e explique a situação, mostre o quanto é difícil (e caro!) elaborar um casamento. No começo será difícil para ambas as partes, pois nosso sonho de casar também é de nossos pais – eles irão entender!

Você vai me convidar para o seu casamento, né?!

Não, querida!

Bom, se a pessoa não recebeu o convite e teve a indelicadeza de fazer essa magnífica pergunta, apenas seja simpático e deixe bem claro que o casamento é intimista, ou seja, vai receber somente as pessoas de convívio maior e diário.

Lembre-se: NÃO SE SINTA NA OBRIGAÇÃO DE CONVIDAR NINGUÉM!

Quantos convites comprar?

Primeiramente, saiba que a época ideal para entregar os convites de casamento é pelo menos seis meses antes do casamento. Para famílias que vivem na mesma casa (pai, mãe, filhos, avós etc.), um convite só é o ideal, amigos: convites individuais; primos casados também têm apenas um convite e lembre-se: mesmo que não vivam juntos, colocar o nome dos dois. A quantidade extra recomendável é acrescentar 10% ou 15% em cima do total para esquecimentos.

O que é RSVP? Quanto tempo de antecedência tenho que fazer?

RSVP: É a sigla para "Répondez S'il Vous Plaît", expressão francesa que significa "Responda por favor", ou seja, uma confirmação de presença. Ainda não muito usado no Brasil, o RSVP com sua importância em nível alto é recomendado para não ocorrer constrangimentos na hora da festa. Existe uma margem de segurança dos convidados que não irá comparecer no evento que varia de 10 a 20% e é com essa reafirmação que saberemos efetivamente que irám comparecer ao seu casamento, entregue a lista para sua assessora e ela cuidará de todo esse processo. Existem sites, portais de noivas com plataformas próprias para confirmação de presença ou até mesmo planilhas no Excel que podem ser muito úteis. 

O importante é que se sintam felizes com as pessoas que estiverem celebrando  um dos dias mais importantes de suas vidas, sentindo-se acolhidos e amados, e que essa transmissão de vibrações boas, energia positiva e muitas bênçãos sejam verdadeiras. O que torna seu casamento diferente são as pessoas e a forma como elas interagem com esse dia único.

Gostei, quero receber o material extra!
08 Ago 2017

Quem convidar para o meu casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Convite Lista de Convidados planejamento

Quem viu também curtiu

15 de Jan de 2024

31 Lugares Fantásticos para você fazer seu ensaio pré-casamento em São Paulo

01 de Set de 2017

Qual estilo de Casamento mais combina com você?

10 de Jan de 2018

Casamento DIY faça você mesmo!

Oie : ) Entre em contato com a gente, vai ser um privilégio fazer parte da sua história
Logo do Whatsapp