22/02/2024 às 16:03 Dicas Idéias

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENSAIO PRÉ-WEDDING NO PICO DO OLHO D’ÁGUA **ATUALIZADO**

11917
11min de leitura

Esta matéria tem como finalidade ajudar aqueles que querem ter um lindo ensaio no Pico do Olho D'água, porém, até o momento (22/02/24) o Pico do Olho D'água ENCONTRA-SE FECHADO, SEM PREVISÃO PARA REABERTURA.

A prefeitura de Mairiporã interditou o local e os responsáveis estão buscando alternativas na justiça para voltar a funcionar. Mas fique à vontade para ler muitas dicas e inspirações abaixo.

Boa leitura!

**********************************

Depois de escolher a data do casamento vem as questões de planejamentos (que são inúmeros!) E um deles é o ensaio pré casamento, para os mais chegados, o pré-wedding.

No decorrer de nossa jornada com nossos amigos casais, surgem muitas dúvidas de onde fazer o ensaio pré-casamento, e nós ajudamos em duas formas:

A) Conversamos e explicamos a importância de ser algum lugar pessoal que marcou a vida de alguma forma, como por exemplo:

*O local que foi feito o pedido de casamento

*O lugar que se viram pela primeira vez

*O pedido de namoro

*Um restaurante que comemorem alguma data especial

A ideia é que o lugar conte a história de vocês, agregando muito valor sentimental.

   B) Se mesmo assim, surgir alguma dúvida sobre onde fazer o ensaio, ou quiser ideias extras de onde fazer o ensaio pré-casamento, temos uma matéria em que reuni 15 lugares dentro do estado de São Paulo para fazer ensaio pré-wedding. Essa matéria pode ajudar no seu brainstorm (chuva de ideias) de onde fazer o ensaio.

E com tudo isso, percebemos que a maioria dos pedidos para ensaio tem sido no nascer do sol, com muitas nuvens simbolizando um tapete infinito e com aquele ar de liberdade: o queridinho Pico do Olho D’água.

Então, hoje vamos sanar algumas dúvidas desse assunto que interessa dezenas de pessoas que estão para casar.

Vamos falar sobre o Pico? 

 Com muitas nuvens simbolizando um tapete infinito, um nascer do sol estonteante e com aquele ar de liberdade: o queridinho Pico do Olho D’água não é bonito só por foto, pessoalmente é uma das paisagens mais bonitas que já vi na vida, uma verdadeira pintura. Então, vamos sanar todas as dúvidas desse assunto para que você saiba todos os detalhes sobre ensaios no Pico, de acordo com nossa experiência.  

Vale lembrar, que nem tudo é regra, mas sim, a nossa experiência enraizada e sólida para os ensaios realizados nesse local, por isso, cada mínimo detalhe é importante, então leia com atenção. 

OBSERVAÇÃO: você verá os tópicos por relevância, ou seja, só seguir o percurso de leitura para se organizar. 

Quanto tempo antes do casamento? 

 Geralmente, o ensaio pré-wedding é feito com 2 meses de antecedência do casamento. Mas por que?  

Trabalhamos com esse tempo generoso, porque, podem ocorrer intercorrências, como por exemplo, chuva, mal-estar, enfim… é preferível trabalhar com tempo sobrando do que na berlinda. 

É uma REGRA??? Não, mas muitas vezes o desejo é realizar o ensaio em uma época específica ou querem aquele ensaio na montanha (Pico do Olho D'água), que existem vários fatores para dar certo (que veremos mais adiante). Tudo isso levamos também em consideração para definir a melhor data para o ensaio. 

Qual a melhor época do ano? 

 Com o passar dos anos e da nossa experiência, percebemos que as estações de ano mudam nas questões dos ensaios e por isso dividimos em 2 épocas que diferem bastante no resultado: 

 PRIMAVERA E VERÃO (SETEMBRO – FEVEREIRO): Lá vai uma verdade, está pronto pra ler?  

Pelo contrário que muitos pensam, essa é a pior época do ano pra se fazer ensaios, por causa de um único motivo: chuvas intensas. Não estou dizendo que não pode se fazer no verão, mas sim que é mais difícil achar um dia que tudo esteja alinhado: 

  • Não chover,  
  • Não ter neblinas intensas (típico de verão quente)  
  • Ter um céu estrelado 

OUTONO E INVERNO (MARÇO - AGOSTO): Os melhores meses para se fazer o ensaio. Todas as vezes que fomos fazer ensaios nos meses de outono e inverno foram ótimas! As nuvens estavam abaixo da montanha, o céu estrelado e o nascer do sol foi incrível! Claro, que em contrapartida, a madrugada é seca, o frio é muito mais intenso e chega a doer as extremidades do corpo (pés e mãos). 

Mas como saber se o tempo estará limpo? 

 Existem 2 cenários que podem acontecer ao chegar lá: 

  1. As nuvens e neblina estarem no nível do Pico: neste caso, tudo fica uma imensa tela branca, como se fosse um filme de terror. O sol não nasce, e tudo o que vemos é neblina pura. Alguns profissionais não remarcam o ensaio e fazem as fotos neste cenário mesmo, isso é opcional e acordado para o cliente e o profissional. No nosso caso (Anderson Crepaldi Fotografia), nós NÃO realizamos o ensaio nessas condições, pois não é a experiência que queremos para os nossos casais, então no nosso caso é remarcado. 
  2. As nuvens estarem abaixo da montanha: é isso o que procuramos!!! Sabe as fotos que todos sonham, com aquele lindo tapete de nuvens, um nascer do sol bem laranja e lindo? Pois então, é nesse cenário que encontramos isso. 

Na realidade, não existe como saber 100% se o tempo estará na condição número 2 (as nuvens estarem abaixo da montanha), porque o Pico do Olho D'água fica localizado há 1.180 metros de altitude, ou seja, o dia pode estar lindo e maravilhoso, mas o que importa para nós é a MADRUGADA, pois ela quem dita se terá nascer do sol ou não. 

O que se pode fazer é: 

  • Acompanhar o Clima Tempo para observar chuvas no decorrer da semana 
  • Observar nas noites que antecedem se a noite está estrelada ou com nuvens. 

 Qual o melhor dia da semana? 

Antigamente, o melhor dia para fazer ensaio era às segundas, pois no fim de semana, o Pico recebia muitos turistas para ver a famosa alvorada, e a segunda-feira se tornou o dia mais vazio para fazer os ensaios, afinal, nosso trabalho é baseado em conexão e ninguém quer plateia para fazer as fotos, não é mesmo?! 

Agora, com a gestão dos próprios proprietários, aconteceram muitas mudanças benéficas onde é possível fazer um ensaio em QUALQUER DIA DA SEMANA (De terça à sexta-feira) sem que haja visitantes.

Mas o que isso quer dizer?

Visitantes não poderão entrar no Pico do Olho D'água de semana das 5:00h -8:00h, exatamente para dar prioridade para quem vai fazer o ensaio fotográfico.

Então fica assim:

FOTOS E FILMAGENS:

Segunda - feira : FECHADO

Terça à domingo: 5:00h às 18:00h - COM AGENDAMENTO (11) 94431-3131

VISITANTES:

Segunda-feira : FECHADO

Terça à sexta-feira: 8:00h às 18:00h

Sábados, domingos e feriados: 05:00h às 18:00h

 Qual o melhor horário? 

A pergunta que mais ouvimos, em disparada: que horário chegar no Pico? Essa questão depende da época do ano que estamos, pois, cada mês tem suas peculiaridades em relação ao nascer do sol e o horário influencia muito, como por exemplo, o horário de verão. 

Nós, gostamos de chegar com antecedência, até porque ninguém que fotografamos é modelo profissional e sabe lidar em frente as câmeras diariamente, então, já começamos muito antes com a ambientação.  

Então, fazemos uma busca em aplicativos disponíveis que mostram o horário do nascer do sol e a sua posição. Assim temos um horário para se basear e programar para chegar mais cedo, no horário da penumbra, porque gostamos de registrar o exato momento em que o céu está totalmente estrelado e começa a clarear com aquele tom azulado que tanto amamos, que em dias comuns acontece por volta das 5h30 da manhã. 

Mas atenção, esse ano não teve horário de verão, então já teve dia em que o céu começou a ficar com esse aspecto azul por volta das 5 horas da manhã. Por isso a importância de chegar cedo. 

Taxa para ensaios 

A fim de melhorar a experiência e segurança do turista, desde o ano de 2023, os responsáveis por organizar e cuidar do Pico, ou seja, os próprios proprietários fizeram muitas melhorias e segurança e tudo isso tem custos e por isso decidiram incluir uma taxa no valor de:

R$500,00 - Ensaios fotográficos + Filmagens

Com isso, vieram as melhorias: banheiro para troca de roupas, estacionamento, retirada do lixo, não deixar ninguém acampar e principalmente: segurança de dia e à noite.

Essa taxa pode ser paga através de pix e diretamente para a responsável Rita Moreira, onde deixarei abaixo o número diretamente dela: 

(11) 94431-3131 - Rita Moreira

Localização 

 Localizado na cidade de Mairiporã, o Pico do Olho D'água é de fácil acesso durante todo o trajeto. 

Pra quem vai de São Paulo, a distância é uma média de 40km e muito tranquilo. 

Basta colocar no waze 'PICO DO OLHO D'ÁGUA' que ele te deixa exatamente no portal do estacionamento. 

Chegando no Pico, tem estacionamento próprio com segurança e a taxa é de R$ 10,00.

O que vestir? 

Chegamos em uma pergunta que reina em todos os casais que vão fazer pré-wedding: O que devo vestir?  

Primeiramente, gosto de enfatizar que, a escolha das roupas é SEMPRE, eu digo, SEMPRE, baseado em identidade e conforto.  

Para a noiva: Escolha peças que você goste de usar e se sinta linda, porque, tudo o que você sente, reflete nas fotografias.  

 Look romântico: Se você gosta de leveza, o legal é levar algo esvoaçante, como um vestido, ou uma saia, para dar a leveza e sensação de vento, o efeito é maravilhoso. 

Look elegante: Um casaco quentinho, com uma calça e uma bota é um look facilmente usado no Pico e com um ar mais elegante. 

Look casual: Se você prioriza mais o conforto e tem o estilo natural/casual, o tênis ou mocassim + vestido, pode ser uma combinação linda e com a sua cara. 

Look sexy: Sabe aquele vestidão vermelho com lindo decote? Ou aquela roupa com uma fenda incrível? Aqui você pode usar e abusar!!! 

Look moderno/urbano: Se você adora um preto básico ou bastante contrastada, vai ficar incrível usar com o seu noivo. 

Mas tudo isso, claro, se combinar com você. Se você não gosta, não se sinta na obrigação de usar…use apenas o que lhe fará se sentir bonita consigo mesma.  

 

Para o noivo: Também escolha algo confortável (não vale chinelo e regata kkk), e que não seja sufocante (apertando braços e pescoço), pois algumas poses é necessário movimento. Evite estampas gritantes que podem tirar o foco, como marcas de camisetas e também listras, que aumentam visualmente o corpo. 

Quantas trocas devo levar? 

 A troca de roupa geralmente é feita na ocasião de trocar de local, quando faz sentido mudar em relação onde o ensaio será feito. No caso do Pico, o ensaio todo se passa em um único lugar, no máximo terminando na estrada, então, a recomendação que fazemos é que se for optar por trocar de look, que faça apenas uma única vez, pois a cada troca, temos que interromper a conexão que estamos criando para ter AQUELA FOTO e depois retomar tudo novamente. 

DICA: agora com as melhorias, o Pico conta com um banheiro para troca de roupas de quem for fazer o ensaio. 

 Cabelo e Maquiagem 

 Como os protagonistas dessa história são vocês, nada melhor do que caprichar no cabelo e na make. Nada de muito exagero: para o cabelo, algo leve e que você se sinta bonita, em primeiro lugar, pois eu, como noiva e mulher, sei como é fazer algo no cabelo que não estou acostumada e me sentir desconfortável. E com a maquiagem, evite sombras marcadas e escuras, escolha leveza e algo claro. Queremos que vocês pareçam o mais natural possível.  

Mas se vou ter que madrugar no Pico, que horas eu vou no cabeleireiro para fazer uma escova no cabelo e a maquiagem? 

Bom, neste caso, não há muito o que fazer, a não ser improvisar! Sim, isso mesmo! Comece no dia anterior, com o cabelo, nada muito elaborado, porque com o vento e a umidade do ar, a chance de bagunçar é muito grande. E na hora de sair, faça você mesma uma maquiagem leve e simples. Lembre-se de ser você mesma. 

 Acessórios: Devo ou não levar?  

 Somente vocês. Balões, letras, lousas, bolhas de sabão, podem atrapalhar o foco que queremos dar: conexão. Quanto mais acessórios você leva, mais foge do clima, porque fica a preocupação em usar tudo o que levou e isso definitivamente CORTA O CLIMA!! Mas sinta-se à vontade para levar o que quiser, e lembre-se que nada é regra. 

Objetos que tenham haver com a história de vocês, já traz um significado diferente, como por exemplo: alguns noivos tocam algum instrumento e incorporar dentro do ensaio é super bacana. 

 Dica: se você tiver algum animalzinho de estimação, leve-o! Será muito divertido incluir ele no ensaio! E caso optar por levá-lo, lembre-se de levar alguém para tomar conta dele no decorrer do ensaio. Leve também um pouco de comida e água para o seu animalzinho. 

  A conexão

Um dos itens que mais considero importante. Todas essas informações são baseadas em trabalhos que tivemos no Pico do Olho D' água, mas o ensaio vai muito além de tudo isso. Essas informações são apenas o começo para que todo o ensaio não ocorra com problemas.

Nosso propósito é depois disso, quando a conexão é maior que o lugar que estão e isso é tão visível que nosso olhar apenas registra o que está acontecendo.

É muito importante ser divertido, ser leve, descontraído, e o melhor: que se sintam tão a vontades que nem percebam que é uma sessão fotográfica.

Como o Anderson diz: 90% são vocês, e os 10% somos nós. Entregar-se é a dica mais valiosa. Por isso, procure um fotógrafo que esteja realmente preocupado em te proporcionar uma experiência maravilhosa, porque o resultado é sem igual.

DICAS IMPORTANTES 

Sim, nós sabemos que vocês não posam para ensaios toda hora, então vamos relembrar umas coisinhas importantes. ;) 

  • Não esqueça de beber bastante água no dia anterior para contribuir na hidratação da pele.  
  • Sabe aquela feijoada com os amigos? Não seria o mais recomendado pra fazer na véspera do ensaio... 
  • Durma bem na noite anterior ao ensaio (para evitar olheiras)  
  • Fotografias existem para serem sentidas, por isso é essencial que o fotógrafo se conecte com o casal, para demonstrar nas imagens a “vibe” dessa fase especial. 
  • Lembre-se que não se trata de um ensaio de moda, só precisamos nos divertir pra valer. 
  • Não se preocupem com as poses, estamos preparados para dirigir e ajudar. Suas ideias são muito bem-vindas, então sintam-se à vontade 
  • para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos. Você sonhou, nós executamos. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Espero que possamos contribuir para que seu ensaio seja uma experiência incrível e cheia de memórias boas, pois, a realização do seu sonho também é nossa! 

Todas essas perguntas foram formalizadas de acordo com o que vivenciamos e aprendemos com o decorrer do tempo. Você tem alguma dúvida que não foi mencionado aqui? Deixe um comentário para que eu possa responder!

E se você também quer fazer seu ensaio em um lugar maravilhoso como o Pico do Olho D'água, nos mande uma mensagem clicando aqui, vai ser um prazer enorme fazer parte desse momento!!!

Esperamos você!

22 Fev 2024

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENSAIO PRÉ-WEDDING NO PICO DO OLHO D’ÁGUA **ATUALIZADO**

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio de casal ensaio em mairiporã ensaio na montanha ensaio no nascer do sol ensaio no pico ensaio pré-casamento ensaio pré-wedding pico do olho d'água

Quem viu também curtiu

15 de Jan de 2024

31 Lugares Fantásticos para você fazer seu ensaio pré-casamento em São Paulo

18 de Dez de 2017

Casamento no Campo: Dicas e Inspirações

24 de Mar de 2022

7 LUGARES COM MONTANHAS para você fazer seu ensaio fotográfico diferente e com uma vista DESLUMBRANTE!

Oie : ) Entre em contato com a gente, vai ser um privilégio fazer parte da sua história
Logo do Whatsapp