Imagem capa - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENSAIO PRÉ-WEDDING NO PICO DO OLHO D’ÁGUA por ANDERSON CARLOS CREPALDI
DicasIdéias

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENSAIO PRÉ-WEDDING NO PICO DO OLHO D’ÁGUA

Depois de escolher a data do casamento vem as questões de planejamentos (que são inúmeros!) E um deles é o ensaio pré casamento, para os mais chegados, o pré-wedding.


No decorrer de nossa jornada com nossos amigos casais, surgem muitas dúvidas de onde fazer o ensaio pré-casamento, e nós ajudamos em duas formas:


A)   Conversamos e explicamos a importância de ser algum lugar pessoal que marcou a vida de alguma forma, como por exemplo:


  • *O local que foi feito o pedido de casamento

  • *O lugar que se viram pela primeira vez

  • *O pedido de namoro

  • *Um restaurante que comemorem alguma data especial

A ideia é que o lugar conte a história de vocês, agregando muito valor sentimental.



E com tudo isso, percebemos que a maioria dos pedidos para ensaio tem sido no nascer do sol, com muitas nuvens simbolizando um tapete infinito e com aquele ar de liberdade: o queridinho Pico do Olho D’água.


Então, hoje vamos sanar algumas dúvidas desse assunto que interessa dezenas de pessoas que estão para casar.


Selecionei as perguntas mais frequentes de nossos casais para responder de acordo com nossa experiência:


1.    Qual dia da semana ideal?


  • Já fomos ao Pico do Olho D’água diversos dias da semana, até para testar os melhores dias para ficar mais fácil, pois se trata de um lugar turístico, onde as pessoas saem de outras cidades para ver o lindo nascer do sol que fica há 1.180 metros em relação ao nível do mar, ou seja, fim de semana é lotado.

Antigamente, o melhor dia para fazer ensaio era às segundas, pois no fim de semana, o Pico recebia muitos turistas em acampamento para ver a famosa alvorada, e a segunda-feira se tornou o dia mais vazio para fazer os ensaios, afinal, nosso trabalho é baseado em conexão e ninguém quer plateia para fazer as fotos, não é mesmo?!

E por isso, a procura por casais para fazer ensaio lá no Pico tem crescido exponencialmente nos últimos anos, então, as segundas também ficaram mais cheias, mas agora de casais, fotógrafos e vídeomakers querendo um pedacinho desse céu. Mas isso não impede de realizar um grande ensaio, afinal, lá tem lugar para todos.

Então, nós concluímos que o melhor dia para ensaio é de terça à quinta-feira, pois o número de pessoas é mais reduzido.



  • 2.    Qual o melhor horário?

A pergunta que mais ouvimos, em disparada: que horário chegar no Pico? Essa questão depende da época do ano que estamos, pois, cada mês tem suas peculiaridades em relação ao nascer do sol e o horário influencia muito, como por exemplo, o horário de verão.

Nós, gostamos de chegar com antecedência, até porque ninguém que fotografamos é modelo profissional e sabe lidar em frente as câmeras diariamente, então, já começamos muito antes com a ambientação. Por isso, gosto de marcar para ir com nossos casais, no mesmo carro, porque são 40 quilômetros da capital até Mairiporã, a cidade que fica localizado o Pico do Olho D’ água, e nesse trajeto conseguimos conversar, se conhecer melhor, e com isso quebramos a barreira que existe entre fotógrafo e cliente, para que o ensaio comece mais leve.

Então, fazemos uma busca em aplicativos disponíveis que mostram o horário do nascer do sol e a sua posição. Assim temos um horário para se basear e programar para chegar mais cedo, no horário da penumbra, porque gostamos de registrar o exato momento em que o céu está totalmente estrelado e começa a clarear com aquele tom azulado que tanto amamos, que em dias comuns acontece por volta das 5h30 da manhã.

Mas atenção, esse ano não teve horário de verão, então já teve dia em que o céu começou a ficar com esse aspecto azul por volta das 5 horas da manhã. Por isso a importância de chegar cedo.




  • 3.    Que roupa usar?

A segunda pergunta que mais recebo, é sobre as roupas. Natural, porque se trata de dois fatores: lugar desconhecido e ocasião (ser fotografado) desconhecido. Acho que vou montar um catálogo de roupas para ensaio kkkkkkkk.

Casaco ou vestido?

Primeiramente, gosto de enfatizar que, a escolha das roupas é SEMPRE, eu digo, SEMPRE, baseado em identidade e conforto. Você deve se sentir confortável e acima de tudo, bem consigo mesma, afinal, tudo o que você sente reflete na fotografia, e isso vale tanto para a noiva, quanto para o noivo.

Nada adianta eu dizer  “usa uma bota e um vestido”, se a noiva detestar usar vestido, por isso, PERGUNTO antes: o que você gosta de usar? Vou investigando até chegar em uma conclusão do estilo e cores que gostam.

Ah! O clima pode influenciar na roupa (ou não). Tudo depende da sua vontade e determinação em usar determinado look. Vou te explicar melhor na opção de clima.



4.    Preciso levar troca de roupa?


  • A troca de roupa geralmente é feita na ocasião de trocar de local, quando faz sentido mudar em relação onde o ensaio será feito. No caso do Pico, o ensaio todo se passa em um único lugar, no máximo terminando na estrada, então, a recomendação que fazemos é que se for optar por trocar de look, que faça apenas uma única vez, pois a cada troca, temos que interromper a conexão que estamos criando para ter AQUELA FOTO e depois retomar tudo novamente.




  • 5.    Quanto tempo antes do casamento devo fazer o ensaio pré-wedding?

  • Geralmente o ensaio pré-wedding é feito com 2 (dois) meses de antecedência do casamento, porque gostamos de trabalhar com um tempo generoso, pois podem acontecer intercorrências como: chuva, mal-estar, trabalho, enfim… Melhor trabalhar com tempo sobrando do que faltando. Mas isso não é uma regra, é o resultado de anos de trabalhos, que nos mostrou a maneira mais eficaz de proporcionar uma experiência melhor.

Ah, depende da época do ano também. Se você não quer passar um frio extremamente grande, podemos fazer com mais antecedência ainda, como por exemplo, na época do verão -  onde é menos frio.




  • 6.    Qual o clima?

  • Meu pai! O tópico mais doloroso, na minha opinião. Na primeira vez que fui no Pico, não me atentei que seria 1.180 metros do nível do mar, e era verão, então fui eu de camiseta e jeans. Resultado? Quase congelei meus dedos!

Por se tratar de um lugar alto, venta muito (muito mesmo!) e em algumas épocas do ano, como no inverno, o frio chega a fazer gelo no cabelo (sim, Brasil!)

Por isso o tópico 3 (Que roupa usar?) Influencia (ou não!) nessa questão.

No verão, o frio é menos intenso, e o vento também, mas nunca zero. Se você gosta de usar vestido solto, é uma boa hora para usar e abusar sem passar tanto frio.

Já no inverno, é bem rigoroso, o vento é bem forte e muito gelado, por intensificar ainda mais com a altura, mas quando o sol nasce, ele vem para aquecer a todos. E se você preza por ficar quentinha, cobertores, casacos, e botas são bem-vindos!

Então resumindo, isso tudo não são regras, são dicas. Se você quer usar vestido no inverno e vice-versa, desde que sua saúde não seja afetada, vai em frente e seja linda!


 

  • 7.    E o cabelo e a maquiagem?

  • Mas Thaiss, se vou ter que madrugar no Pico, que horas eu vou no cabeleireiro para fazer uma escova no cabelo e a maquiagem?

Bom, neste caso, não há muito o que fazer, a não ser improvisar! Sim, isso mesmo! Comece no dia anterior, com o cabelo, nada muito elaborado, porque com o vento e a umidade do ar, a chance de bagunçar é muito grande. E na hora de sair, faça você mesma uma maquiagem leve e simples. Lembre-se de ser você mesma.




  • 8.   É de fácil acesso?

  • Quem vai da capital de São Paulo para Mairiporã, o trajeto de 40 km é tranquilo e sem trânsito, afinal, é de madrugada. A rua que sobe para o pico é toda asfaltada, e o acesso é totalmente por carro, mas de madrugada não tem iluminação.

Chegando no Pico, a parte de terra, é um barranco onde os carros podem ficar estacionados (não paga nada, a única regra é manter o lugar limpo), mas com muitos buracos grandes. Ache um bom lugar que não vai atrapalhar a passagem de ninguém e prontinho.



9. A conexão

Um dos itens que mais considero importante. Todas essas informações são baseadas em trabalhos que tivemos no Pico do Olho D' água, mas o ensaio vai muito além de tudo isso. Essas informações são apenas o começo para que todo o ensaio não ocorra com problemas.

Nosso propósito é depois disso, quando a conexão é maior que o lugar que estão e isso é tão visível que nosso olhar apenas registra o que está acontecendo.

É muito importante ser divertido, ser leve, descontraído, e o melhor: que se sintam tão a vontades que nem percebam que é uma sessão fotográfica.

Como o Anderson diz: 90% são vocês, e os 10% somos nós. Entregar-se é a dica mais valiosa. Por isso, procure um fotógrafo que esteja realmente preocupado em te proporcionar uma experiência maravilhosa, porque o resultado é sem igual.



10. É seguro fazer ensaio no Pico do Olho D’água?

É um assunto um tanto delicado, porque o Pico é lugar que não tem fiscalização diária, ou seja, é aberto para todos, o que torna acessível para furtadores e pessoas de má índole.

Infelizmente, isso aconteceu conosco quando fomos fazer o ensaio de um casal muito querido. Na hora do nascer do sol, ninguém quer perder esse momento, e consequentemente estão todos, absolutamente todo mundo concentrado no mesmo lugar vendo o espetáculo da aurora. Então foi neste momento, que alguém que precisava muito de dinheiro e do meu cachecol, resolveu estourar o vidro do carro e furtar esses itens. Só percebemos a hora que chegamos no carro para ir embora.

Então, se você quer muito fazer ensaio no Pico, recomendo que leve um segurança para ficar acompanhando todo o trajeto do ensaio, ou, não deixe nenhum pertence no interior do carro e se prepare para uma despesa de um vidro quebrado.

Claro, que isso não aconteceu em todos os ensaios e não se aplica a todos, mas já é algo para se prevenir, afinal, nenhum lugar é livre de perigos.

Imagem chata a seguir : (



Todas essas perguntas foram formalizadas de acordo com o que vivenciamos e aprendemos com o decorrer do tempo. Você tem alguma dúvida que não foi mencionado aqui? Deixe um comentário para que eu possa responder!

Gostamos tanto de conhecer novos casais e suas histórias, que queremos te presentear!

Adoramos fazer ensaios e na busca de conhecer novos lugares, nós vamos selecionar 05 CASAIS que irão casar em 2021 ou 2022 para ganhar um ensaio PRÉ-CASAMENTO GRÁTIS. Você não leu errado, é isso mesmo!

E se você gostou do nosso trabalho, compartilha da mesma idéia que nós e simplesmente AMA estar com seu amor, está convidado a participar!

Para participar, você só precisa clicar neste LINK e responder algumas perguntinhas. Estamos ansiosos para conhecer você e contar a sua história através do nosso olhar.





Esperamos você!